Encontro de vários setores discute criação dos Caminhos Macaúbas-Piedade

Encontro de vários setores discute criação dos Caminhos Macaúbas-Piedade

Foi realizado na manhã do sábado dia 09/12/2023, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Pinhões, o 1º Encontro Caminhos Macaúbas-Piedade, no qual foram discutidas, por representantes dos vários setores envolvidos, as bases para a criação de um caminho turístico ligando duas localidades da região – o Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas, em Santa Luzia, e a Serra da Piedade, em Sabará e Caeté – as quais, em linha reta, distam cerca de 20km uma da outra.

O caminho

O Caminho, que pela superfície terá 40km, predominantemente planos, passará pelo bairro de Pinhões, integrará a Rede Brasileira de Trilhas e deverá servir a três propósitos: recreação e saúde, geração de renda e conservação ambiental. Rica em cultura e biodiversidade, a trilha, considerada de longo curso, poderá ser percorrida através de caminhada, bicicleta ou cavalgadura. A ideia, que está sendo coordenada pelo Subcomitê Poderoso Vermelho, pertencente ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), baseou-se nos 12 caminhos de longo curso europeus, sendo o mais conhecido deles o de Santiago de Compostela, uma aventura de 800km que une Portugal, França e Espanha. Também os norteamericanos, serviram de exemplo. Mas já há trilhas bem sucedidas em terras mineiras, como a Transespinhaço, que parte de Ouro Branco e vai em sentido norte, por 1200 km, até além de Diamantina, cortando 42 cidades de Minas. O Encontro reuniu cerca de 40 pessoas e foram apresentados e discutidos aspectos que compõem o desenvolvimento dessa iniciativa como, por exemplo: traçado do trajeto, sinalização, segurança, infraestrutura (pontos de apoio), controle do turismo predatório, rede de voluntariado, participação das comunidades com seu rico Patrimônio Cultural Imaterial etc. O evento deu início a um ciclo de encontros, debates e palestras que deverão acompanhar o desenvolvimento dos caminhos.

Participantes

Representando a Prefeitura de Santa Luzia, que dá total apoio à iniciativa, estiveram presentes os secretários da Cultura e do Turismo, Cassiano Boldori e do Desenvolvimento Econômico, Russlan Abadjieff. E ainda: Adalberto Andrade Matheus (IEPHA e Associação Cultural Comunitária de Santa Luzia); Neise Mendes Duarte (Analista do MPMG, historiadora e mestre em arqueologia pela UFMG); Rafael de Araújo Teixeira (Trilha de Longo Curso Transespinhaço e Trilhas do Brasil); Marcelo Bastos, (Conselheiro do Subcomitê Poderoso Vermelho e do Refúgio Estadual de Vida Silvestre Macaúbas, membro da Associação de Pinhões); Fabiana Almeida (Turismóloga, mestre e doutora em Geografia pela UFMG); Marcelo Serra (Presidente da FEMITEP – Federação Mineira de Trekking e Enduro a Pé); Jânio de Lima Marques (Presidente da Associação de Ecoturismo de Taquaraçu de Minas); Marina Vasconcelos Gomide (Antropóloga com habilitação em Arqueologia pela UFMG); e, Gustavo Villa (Bacharel, licenciado em História pela PUC, com extensão em Pedagogia Waldorf pela UNB).

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: SpicePress by SpiceThemes