TIPOS DE BÚSSOLAS

TIPOS DE BÚSSOLAS

   Existem bússolas de dois tipos: bússolas magnéticas (que se baseiam no polo norte magnético da Terra) e bússolas solares (orientadas pelos pontos onde o sol se põe e nasce).

   As bússolas solares são as mais simples, sendo instrumentos que lembram um relógio de sol com uma haste vertical sobre uma superfície plana. O princípio que orienta a construção das bússolas solares é que o sol sempre nasce no Leste e se põe no Oeste. Considerando as limitações de uso das bússolas solares, como por exemplo deixar a desejar na orientação quando não se tem a referência correta do nascer e do pôr-do-sol e também as inviabilidades noturnas delas, as bússolas atuais são bússolas magnéticas.

As bússolas magnéticas se baseiam em uma agulha imantada que aponta para o Norte magnético (que não é exatamente igual ao norte geográfico). Acredita-se que a bússola magnética mais antiga do mundo foi inventada na China antiga, na dinastia Qin e era chamada de “Governador do Sul” pois ela era semelhante a uma colher com uma haste que sempre apontava para o polo sul magnético, o oposto do que as bússolas atuais fazem.

         Um importante auxílio para todas as bússolas, sejam elas magnéticas ou solares, é o uso da Rosa dos Ventos.

      A Rosa dos Ventos é aquele desenho que tradicionalmente aparece nos mapas indicando a direção dos pontos cardeais, podendo também incluir os colaterais e subcolaterais.  

        No trekking de regularidade, o navegador é o responsável pela leitura da planilha e pelo uso da bússola.

Dicas para uma boa leitura da bússola:

– Deixar a bússola sempre no plano horizontal.

– A bússola com régua deve ser “zerada”, girando o anel graduado até que a seta guia (vermelha)
esteja alinhada com o norte.

-Siga sempre na direção correspondente ao ângulo indicado na planilha.    

Deixe uma resposta

Proudly powered by WordPress | Theme: SpicePress by SpiceThemes